"Ave Senhora, Rainha santa, santa Mãe de Deus Maria, que és virgem feita Igreja. E escolhida pelo santíssimo Pai do céu, que Ele consagrou com seu santíssimo dileto Filho e com o Espírito Santo Paráclito, na qual esteve e está toda a plenitude da graça e todo bem. Ave, palácio dele; ave tabernáculo dele; ave casa dele. Ave veste dele: ave serva dele; ave mãe dele. E vós todas santas virtudes, que pela graça e iluminação do Espírito Santo sois infundidas nos corações dos fiéis, para que os façais de infiéis fiéis a Deus."

(São Francisco de Assis Saudação da B. Virgem Maria)


sábado, 15 de janeiro de 2011

Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP
CEP: 01005-010

Ofício 01/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste

“Religião pura e sem mancha diante de Deus, é esta:
socorrer os órfãos e as viúvas em aflição (...)”
(Tiago 1,27)

Santa Rita/PB, 13 de Janeiro de 2011.

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem,

É lamentável que mais uma vez iniciemos um novo ano com velhas notícias de situações tristes e desoladoras. Acredito que todos/as nós estejamos acompanhando as notícias sobre a situação das famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste, com maiores danos no Rio de Janeiro, mas também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

A cena que se repete todo ano nos mostra a lamento das famílias vitimadas, o desespero dos sobreviventes e o descaso dos poderes públicos que, mesmo tendo o mapeamento das áreas de risco, não concretizam um projeto sério de urbanização e ordenamento das cidades. Resultado disso? Já são pelo menos 500 mortos. E, de acordo com a Defesa Civil, em todo o Sudeste, já são mais de 1 milhão de pessoas atingidas, a mercê dos deslizamentos e do desabrigo.

Segundo Dom Filippo Santoro, bispo da diocese de Petrópolis-RJ, “Muitas regiões ainda não foram visitadas porque é impossível o acesso, pois os rios bloquearam os caminhos. Sabe-se que tem pessoas, mas não há como alcançá-las. Por isso, juntamente com os bombeiros, os padres e a comunidade estão tentando ajudar a todos”.
Diante desse cenário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançaram uma campanha nacional de emergência, a “SOS Sudeste” visando a mobilizar ajuda para a população afetada pelas chuvas. Como de costume, as doações podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal:

Agência 1041
Operação 003
Conta Corrente 1490-8

ou ainda no Banco do Brasil:

Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5

O bispo Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira, sugeriu que se faça uma coleta comunitária, em dia escolhido por cada diocese e, como data conveniente, propôs o último domingo deste mês, dia 30 de janeiro.

Em resposta solidária a esta situação de irmãs e irmãos nossos, convocamos todas as Fraternidades Regionais e Locais da JUFRA do Brasil a se empenharem nesta parceria de solidariedade com o Sudeste. Procuremos as nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, nos informemos junto a Cáritas e CNBB Regionais e divulguemos esta campanha pela Vida. E, em comunhão solidária, rezemos.

Fraternalmente,

Emanuelson Matias de Lima
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário